» Sociedade
Previsão indica acumulados elevados de chuva até sexta-feira (20) em Alagoas
Riscos de alagamentos e deslizamentos no estado; ventos fortes podem ocorrer

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), por meio da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), alerta para a previsão de chuvas significativas em diversas partes do estado até esta sexta-feira (20). De acordo com os modelos numéricos, as precipitações devem ser mais intensas no Litoral, Região Metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste.
Os dados mais recentes indicam que essas regiões podem registrar acumulados elevados de chuva, acompanhados de rajadas de vento em áreas isoladas. A formação dessas instabilidades está associada a cavados atmosféricos sobre o Oceano Atlântico, próximos à costa do Nordeste, favorecendo a nebulosidade convectiva e aumentando a possibilidade de ventos moderados a fortes.
Existe elevado risco de alagamentos, principalmente em áreas urbanas com deficiência de drenagem. Além disso, pequenos riachos podem sofrer elevação, e há possibilidade de deslizamentos em encostas. As demais regiões do estado também devem registrar chuvas, mas com menor intensidade e sem riscos significativos.
Os principais rios e bacias hidrográficas estão sendo monitorados constantemente. Caso haja mudanças significativas nos níveis, a SPDEN poderá emitir alertas hidrológicos para orientar a população e evitar danos maiores.
Moradores de zonas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos devem redobrar a atenção nos próximos dias.
» MAIS LIDAS
-
1
JUSTIÇA!
Justiça condena Beto Baia e Ricardo Praxedes por corrupção e suspende direitos políticos
-
2
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
3
"E PODE ISSO, ARNALDO"
Câmara de Atalaia elege presidente para 4º mandato consecutivo e provoca polêmica
-
4
AVENTURA
Veja como foi o 4º Passeio Ciclístico Zumbi dos Palmares
-
5
POLÍCIA
Dois corpos carbonizados são encontrados dentro de carro incendiado em Marechal Deodoro