» Sociedade
Vacina de reforço contra a meningite será substituída para ampliar proteção às crianças alagoanas
Ofertada pelo SUS, imunizante será substituído por versão que amplia a proteção contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, irá substituir a vacina de reforço contra meningite para bebês de 12 meses pela versão meningocócica ACWY, conforme Nota Técnica enviada aos Estados. A determinação passa a vigorar a partir desta terça-feira (1º) de julho nos 102 municípios alagoanos, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Com a mudança, além da proteção contra o sorotipo C, as crianças também estarão protegidas contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. O microrganismo é responsável por formas graves de meningite e infecções generalizadas, como a meningococcemia. Segundo informações do Ministério da Saúde, o esquema vacinal seguirá sua forma inicial, com duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e aos 5 meses de vida.
A novidade está na dose de reforço, feita aos 12 meses, que agora passará a ser feita com a versão ACWY. Para se vacinar, os pais ou responsáveis legais devem comparecer aos postos de vacinação mais próximos de suas residências, portando a Caderneta de Vacinação.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o reforço da proteção contra a meningite é importante para a saúde dos bebês. “A meningite é uma doença grave e os pais ou responsáveis devem levar seus bebês para os postos de saúde e seguir o calendário de vacinação para assegurar a proteção e bem estar de seus pequenos”, reforçou o gestor da Sesau.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
INUSITADO
Torcedor do Botafogo fatura R$ 150 mil com aposta improvável contra o PSG
-
3
FESTAS JUNINAS
Dupla vence 9ª edição do Pé de Aço após 31h30 dançando forró em Colônia Leopoldina
-
4
MACEIÓ
Execução brutal no Benedito Bentes: homem é assassinado com mais de 25 tiros
-
5
CIRCULAVA ARMADO
Homem é preso por porte ilegal de arma em Rio Largo após denúncia anônima