» Sociedade

Chuvas colocam Alagoas em alerta máximo: rios estão prestes a transbordar

Defesa Civil e Semarh emitem alerta crítico para várias regiões; mais de 170 pessoas já estão desabrigadas em São Miguel dos Campos

Tendência é de elevação dos rios, o que pode intensificar as áreas alagadas nos municípios - Fotos: Agencia Alagoas

O estado de Alagoas está em alerta máximo devido às fortes chuvas e ao aumento preocupante dos níveis dos rios, conforme comunicado emitido pela Defesa Civil Estadual e pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta segunda-feira (30). O monitoramento indica elevação crítica nos rios São Miguel, Manguaba e Camaragibe, além da Lagoa Manguaba, colocando em risco as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste.

O Alerta Máximo foi decretado após o Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos, ultrapassar a cota de transbordamento, chegando a 429 cm — muito acima dos 380 cm considerados críticos. O município já registra 177 desabrigados, abrigados em duas escolas locais.

Outro ponto de atenção é o Rio Manguaba, em Porto Calvo, que permanece acima da cota de atenção (210 cm), marcando 236 cm às 10h. Apesar de estável, o risco de transbordamento persiste caso as chuvas se intensifiquem.

Já a Lagoa Manguaba, que banha Pilar e Marechal Deodoro, também preocupa. Em Pilar, o nível já ultrapassou o limite (137 cm contra 110 cm) e em Marechal Deodoro, chegou a 266 cm, muito próximo do crítico 270 cm, com pequenos alagamentos já ocorrendo.

RIO CAMARAGIBE

O Rio Camaragibe também apresenta risco iminente de transbordamento em áreas baixas de Matriz do Camaragibe e Passo de Camaragibe, especialmente após as chuvas intensas da madrugada. A tendência é de mais elevação, aumentando as áreas alagadas.

O coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual, reforça a necessidade de ações imediatas: “A orientação é que as defesas civis municipais coloquem em prática seus planos de contingência, evacuem pessoas das áreas de risco, coloquem as famílias em áreas seguras e mantenham contato conosco. Estamos à disposição, sempre”.

PREVISÃO É DE MAIS CHUVAS

O monitoramento meteorológico indica a continuação de chuvas moderadas a fortes, com rajadas de vento, principalmente no Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste. Há alto risco de novos alagamentos em áreas urbanas com drenagem precária e deslizamentos em encostas.

Evite áreas alagadas e próximas a rios. Acompanhe alertas oficiais da Defesa Civil (199) e Semarh. Em emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros (193).