» Sociedade

Criança de 4 anos morre com suspeita de meningite em Maceió

Menino foi transferido para o Hospital da Criança, mas não resistiu; Vigilância Epidemiológica investiga caso e inicia profilaxia contra possível surto

Criança teria sido atendida primeiro na UPA do Benedito Bentes - Fotos: Itawi Albuquerque/Assessoria

Um menino de quatro anos, identificado como Luiz Henrique da Silva, morreu na madrugada desta terça-feira (1º) com suspeita de meningite após ser atendido na UPA Benedito Bentes, em Maceió, e transferido para o Hospital da Criança. O caso está sendo investigado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


De acordo com a UPA, Luiz Henrique foi atendido na manhã de segunda-feira (30) com sintomas inespecíficos, recebeu tratamento inicial e a família foi orientada a retornar em caso de piora. Horas depois, a criança voltou em estado grave e foi regulada para a UTI pediátrica, mas não resistiu.

A SMS já notificou o caso e iniciou a profilaxia (medidas preventivas) em pessoas que tiveram contato com a criança, incluindo familiares e colegas da escola. A meningite, doença que causa inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, pode ser bacteriana, viral ou fúngica, com diferentes níveis de gravidade.

Sintomas comuns em crianças:

- Febre alta
- Dor de cabeça intensa
- Rigidez no pescoço
- Náuseas e vômitos
- Manchas vermelhas na pele (em casos mais graves)

Em nota, a UPA Benedito Bentes afirmou que seguiu os protocolos clínicos e manifestou solidariedade à família. A assessoria destacou que a unidade está à disposição para esclarecimentos.

NOTA DA UPA

Na madrugada desta terça-feira (1º), uma criança atendida na UPA Benedito Bentes evoluiu para óbito após ser transferida para a UTI do Hospital da Criança. O paciente havia sido atendido na manhã de segunda-feira (30), com sintomas inespecíficos, recebendo avaliação médica, tratamento inicial e orientações para retorno em caso de novos sintomas ou piora, o que ocorreu posteriormente.

Com o agravamento do quadro, o caso passou a ser acompanhado como suspeita de meningite pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. Após regulação, o paciente foi encaminhado para unidade de referência, mas não resistiu. A SMS notificou o caso, iniciou a profilaxia necessária e está oferecendo suporte à família e à escola frequentada pela criança.

A UPA Benedito Bentes mantém o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento, seguindo rigorosamente os protocolos clínicos e assistenciais estabelecidos.

A equipe manifesta solidariedade à família e permanece à disposição para esclarecimentos.