» Sociedade
Arapiraca inicia obras do VLT: R$ 200 milhões em mobilidade sustentável
Novo trem urbano ligará 7 bairros e transportará 400 passageiros por viagem; previsão de operação é para 2026

O Ministério dos Transportes deu início nesta segunda-feira (7) às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Arapiraca, marcando o maior investimento em mobilidade urbana da história de Alagoas. Com previsão de início de operação no segundo semestre de 2026, o projeto vai revolucionar o transporte público na segunda maior cidade do estado, oferecendo uma alternativa moderna, eficiente e sustentável para a população.
O sistema terá 13 quilômetros de extensão, conectando a Estação João Paulo II à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no bairro Bom Sucesso, passando por sete bairros da cidade. Cada comboio, formado por dois vagões, terá capacidade para transportar 400 passageiros por viagem. Do total da malha, nove quilômetros utilizarão a ferrovia já existente - que passará por completa revitalização - enquanto quatro quilômetros serão construídos do zero.
Durante o anúncio, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o impacto social do projeto: "O VLT de Arapiraca é o maior investimento de mobilidade urbana que Alagoas está recebendo. É um investimento vultoso, que vai facilitar a vida de quem vai à feira fazer compras, de quem precisa ir ao médico, do estudante no dia a dia para chegar à sua escola ou à universidade". O governador Paulo Dantas ressaltou que a iniciativa colocará Alagoas em posição de destaque nos indicadores de desenvolvimento econômico e social.
A obra é uma parceria entre o Ministério dos Transportes, Governo de Alagoas, Prefeitura de Arapiraca e a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), empresa responsável pela execução do projeto. Tufi Daher, diretor-presidente da FTL, garantiu que o VLT de Arapiraca será "um dos mais modernos do Brasil", com tecnologia de ponta e baixo impacto ambiental.
Além dos benefícios imediatos para a mobilidade urbana, o VLT promove a sustentabilidade ao reduzir a emissão de poluentes, diminuir a poluição sonora e incentivar o uso do transporte coletivo. O prefeito Luciano Barbosa classificou o projeto como "a conclusão de um grande sonho" que vai permitir um planejamento urbano mais eficiente e melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses.
Com obras previstas para começarem em agosto deste ano, o VLT de Arapiraca representa um marco no desenvolvimento do Agreste alagoano, reforçando o papel da cidade como importante polo econômico e social do estado. O projeto também resgata a função estratégica das ferrovias como vetor de crescimento, revitalizando uma linha que estava sem operação desde 2011.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
APÓS DENÚNCIA ANÔNIMA
Suspeitos armados trocam tiros com a Rotam em cemitério no Pilar e morrem após confronto
-
3
PARTE ALTA
Veja o vídeo: Assalto violento aterroriza clientes de hamburgueria no bairro Antares, em Maceió
-
4
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa Inape: JHC lidera para governador e Davi Davino Filho para senador
-
5
PRÁTICA É CRIME
PM flagra rinha de galos e apreende 23 aves em Joaquim Gomes