» Polícia

Operações do BPA resgatam 40 aves silvestres e apreendem armas no Litoral e Agreste de Alagoas

Ações combateram caça ilegal, posse de armas e torneio clandestino de pássaros em quatro municípios

Na Barra de Santo Antônio, os policiais ambientais interromperam um torneio ilegal de canto de pássaros. - Fotos: Ascom PMAL/Divulgação

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) de Alagoas realizou uma série de operações que resultaram no resgate de mais de 40 aves silvestres e na apreensão de duas espingardas em diferentes regiões do estado. Seis pessoas foram autuadas, sendo uma presa por posse ilegal de arma de fogo.

No Litoral Norte, as equipes encontraram aves silvestres mantidas em gaiolas em via pública. Durante as abordagens, um morador de São Miguel dos Milagres admitiu ter uma arma em casa e foi preso em flagrante. As aves resgatadas foram encaminhadas ao Ibama para reabilitação.

Na Barra de Santo Antônio, os policiais ambientais interromperam um torneio ilegal de canto de pássaros, onde 21 sibites (espécie protegida) eram mantidos sem autorização. Cinco organizadores foram autuados por infrações ambientais, incluindo a realização do evento por entidade não autorizada.

Em Arapiraca, uma espingarda foi abandonada por um suspeito que fugiu ao ver os policiais. Sete aves foram resgatadas em outra propriedade rural, cujo dono não tinha licença para criação.

Já em Coqueiro Seco, o Pelotão Aquático apreendeu uma rede de pesca de 340 metros com malha irregular (25 mm), que ameaçava peixes jovens. O material foi recolhido, mas ninguém foi localizado.