» Política
Racha? Vereadores contestam decisão do presidente da Câmara de União dos Palmares
Parlamentares denunciam antecipação da eleição da Mesa Diretora e alegam violação à Constituição e favorecimento político

Um grupo de cinco vereadores de União dos Palmares formalizou, nesta semana, uma denúncia contra o presidente da Câmara Municipal, Dé Mototaxi, após a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028. A votação ocorreu na última segunda-feira (7/7), mas está sendo questionada por suposta inconstitucionalidade e desvio de finalidade.
Assinam o documento os parlamentares Miriam Aureliano (Dona Miriam), Edmilton Rodrigues (Milton do Complementar), Givanildo Gomes (Nenzinha), Manoel Messias e Marcos Correia Leite (Marcos Filho). Eles acusam Dé Mototaxi de promover a eleição sem justificativa plausível, favorecendo o grupo político atualmente no poder e ferindo princípios constitucionais, como a alternância democrática e a isonomia entre os membros do Legislativo.
“Sem qualquer justificativa plausível e em total desacordo com as normas constitucionais, a proposta foi aprovada, comprometendo a isonomia entre os membros do Parlamento e favorecendo indevidamente o atual grupo politico no poder, em flagrante desrespeito ao principio da altemância democrática e ao interesse público,”, diz o texto da denúncia.
Os vereadores citam como base legal a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7733, relatada pelo ministro Gilmar Mendes. Segundo o entendimento da Corte, as eleições para a Mesa Diretora devem ocorrer apenas a partir de outubro do último ano do primeiro biênio, para garantir legitimidade e respeitar o equilíbrio de forças políticas dentro das casas legislativas.
Entre os pedidos feitos no documento, estão:
• A instauração de um procedimento administrativo para apurar a legalidade da eleição;
• A anulação do processo por vícios de origem e inconstitucionalidade;
• O encaminhamento da denúncia ao Ministério Público para que tome as medidas judiciais cabíveis.
O grupo espera uma resposta urgente e afirma que o caso deve ser tratado com seriedade e respeito à legalidade e à moralidade administrativa. Até o momento, a presidência da Câmara Municipal de União dos Palmares não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
VÍTIMA FOI IDENTIFICADA
Adolescente é encontrado morto com marcas de tiro em Cajueiro
-
3
PARAÍBA
Chacina na Praia do Sol: Quatro jovens executados a tiros durante festa em João Pessoa
-
4
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa Inape: JHC lidera para governador e Davi Davino Filho para senador
-
5
NA CAMA
Homem é executado a tiros dentro de casa em Rio Largo; polícia encontra 12 cápsulas de 9mm no local