» Polícia

Operação Chauá: PF investiga desaparecimento de 12 papagaios, incluindo espécies ameaçadas, em Alagoas

Ação cumpre mandados em Rio Largo para apurar possível tráfico de animais silvestres; 11 papagaios-chauá estão entre as aves desaparecidas

Papagaio-chauá é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e está classificada como vulnerável à extinção - Fotos: Assessoria

A Polícia Federal em Alagoas (PFAL) deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Chauá, que investiga o desaparecimento de 12 papagaios de um zoológico em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. Entre as aves desaparecidas, 11 são da espécie papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), considerada ameaçada de extinção e protegida por leis ambientais.


Durante as buscas, realizadas com base em um mandado judicial, os agentes encontraram três aves mantidas ilegalmente, incluindo um casal de pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), outra espécie em risco. A PF suspeita de tráfico de animais silvestres e trabalha para identificar os responsáveis pelo sumiço dos papagaios.

O papagaio-chauá é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e está classificada como vulnerável à extinção. Seu desaparecimento de cativeiro compromete programas de conservação e reprodução em ambientes controlados, essenciais para a preservação da espécie.