» Sociedade

Alagoas lidera no número de pessoas habilitadas para conduzir motos no Brasil, diz Abraciclo

Estado registra aumento de 86,3% em CNHs para motos em 10 anos, o maior do país

Número de motociclistas habilitados cresceu 86,3% em Alagoas nos últimos 10 anos. - Fotos: Fellipe Yuri/Ascom Detran

Alagoas se destacou como o estado brasileiro com o maior crescimento no número de pessoas habilitadas para conduzir motocicletas na última década. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), entre 2015 e 2024 o estado registrou um aumento expressivo de 86,3% na quantidade de CNHs categoria A emitidas - o maior percentual entre todas as unidades federativas.

O levantamento revela que Alagoas superou estados como Amazonas (79,7%) e Bahia (62,6%), que aparecem em segundo e terceiro lugar no ranking nacional. O crescimento acompanha a expansão da frota de motocicletas no país, que aumentou 42% no mesmo período, atingindo a marca de 35 milhões de veículos em circulação em 2024.

A Abraciclo destacou em nota que "esse avanço não se limita aos maiores centros urbanos", citando especificamente Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí como exemplos de como o uso da motocicleta tem se expandido para diversas regiões do país, especialmente fora dos principais polos econômicos.

O Brasil consolida sua posição como sexto maior produtor mundial de motocicletas, fabricando cerca de 1,8 milhão de unidades por ano. Atualmente, mais de 40 milhões de brasileiros estão habilitados para conduzir esse tipo de veículo, número que vem crescendo consistentemente em todo o território nacional.

Os dados revelam uma importante transformação nos padrões de mobilidade em Alagoas, onde as motocicletas se tornaram uma opção cada vez mais popular de transporte, seja para deslocamentos urbanos ou para fins profissionais. Esse fenômeno traz à tona discussões importantes sobre infraestrutura viária, segurança no trânsito e políticas públicas adequadas para atender essa nova realidade.