» Sociedade
Alagoanos pagarão mais caro pela conta de luz com ativação da Bandeira Vermelha em agosto
Devido à baixa geração hidrelétrica, consumidores em Alagoas terão aumento tarifário

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha, no patamar 2, para o mês de agosto, o que significa que os consumidores de Alagoas e de todo o Brasil terão um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de luz.
Esse aumento ocorre devido às condições climáticas adversas, que têm provocado afluências abaixo da média nos reservatórios das hidrelétricas, principais responsáveis pela geração de energia no país. Com menos água disponível, é necessário acionar fontes de geração mais caras, como as termelétricas, elevando o custo total da energia.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL em 2015, foi desenvolvido para informar o consumidor sobre esses custos variáveis na geração de energia. Assim, ao saber que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo, evitando gastos desnecessários e contribuindo para a redução do impacto na conta de luz.
A ANEEL reforça a importância do uso consciente da energia elétrica durante este período. Pequenas mudanças de hábito, como desligar aparelhos que não estão em uso, evitar o uso simultâneo de vários eletrodomésticos e optar por horários de menor consumo, podem fazer a diferença no final do mês.
» MAIS LIDAS
-
1
CATEGORIA CRITICA
Rodoviários de Alagoas exigem renovação no SINTTRO após gestão frustrante de Sandro Reges
-
2
TJAL discute com movimentos sociais regularização de terras das usinas Laginha e Guaxuma
-
3
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
4
EM PROTESTO
Movimentos sociais se mobilizam em cartório de Branquinha por acesso a documentos sobre terras da Usina Laginha
-
5
SOCORRIDO COM VIDA
Vídeo: Motociclista colide contra muro e fica gravemente ferido em Branquinha