» Polícia

Vídeo: Prefeito de Cuiabá proíbe o uso de "todes" em apresentação e leva invertida de professora

Maria Inês da Silva Barbosa reagiu com firmeza à tentativa de censura durante conferência sobre o SUS e foi aplaudida por entidades que defendem os direitos LGBTQIAPN+

Durante Conferência Municipal de Saúde, fala de Maria Inês da Silva Barbosa foi interrompida por Abílio Brunini - Fotos: Reprodução

Durante o primeiro debate da XV Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, realizado na última semana, o prefeito da capital mato-grossense, Abílio Brunini (PL-MT), protagonizou um momento polêmico ao interromper a fala da professora Maria Inês da Silva Barbosa por conta do uso do pronome neutro "todes" durante sua exposição.

A professora, que participava da mesa com o tema "Consolidar o SUS: Com a força do Povo, Participação Social e Políticas Públicas", abordava o princípio da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) quando foi interrompida pelo prefeito. Abílio alegou que a utilização de linguagem neutra configurava "doutrinação ideológica" e ameaçou suspender a apresentação.

“Se a senhora não se sentir à vontade em fazer uma apresentação que discuta a saúde do município de Cuiabá, sem doutrinação ideológica e sem manifestação do pronome neutro, eu vou suspender a apresentação, pois não condiz com aquilo que nós temos a intenção de apresentar”, afirmou o prefeito.

A resposta de Maria Inês foi firme, embasada na Constituição e nos princípios do SUS. Ela defendeu a inclusão de todas as identidades no debate público sobre políticas de saúde e se retirou voluntariamente da conferência após reafirmar seu posicionamento.

“Na política de Estado, quando eu falo de equidade, eu tenho que considerar todos, todas e todes, porque essas pessoas têm voz, elas querem ser ouvidas”, disse.

Confira o vídeo na íntegra: