» Sociedade

Branquinha recebe Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais

Ação garante acesso a documentos, inclusão social e fortalecimento da agricultura familiar no Assentamento Nova Esperança

Branquinha recebe Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais - Fotos: Assessoria

O Assentamento Nova Esperança, em Branquinha, foi palco, nesta quarta-feira (6/8), de uma importante ação voltada à inclusão social e fortalecimento da agricultura familiar. Trata-se do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Prefeitura de Branquinha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e outras secretarias.

A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município e teve como foco principal oferecer às mulheres assentadas e agricultoras familiares o acesso à documentação civil básica, como RG, CPF e certidões, além de serviços voltados à titulação conjunta da terra e ao reconhecimento do direito ao território.

“A agricultura familiar sempre contou com a nossa atenção, e apoiar eventos como esse já fazem parte do nosso pacote de ações em benefício dos homens e mulheres do campo. Esta iniciativa é importantíssima, pois fortalece a cidadania, promove a inclusão e garante dignidade às mulheres branquinhenses”, destacou o prefeito Neno Freitas.

Também participaram da programação o secretário de Agricultura, Dário Ferreira; o vice-prefeito Renato Purificação; a primeira-dama, Renata Freitas; vereadores, secretários municipais e representantes do INCRA, FETAG, Emater e Governo do Estado, fortalecendo o elo entre diferentes esferas de poder e a comunidade rural.