» Sociedade

TRE-AL adia pela segunda vez julgamento sobre cassação de vereadores do PT em Dois Riachos

Desembargador solicita mais tempo para análise de voto, mantendo indefinição sobre mandatos

Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas - Fotos: Assessoria

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) adiou, nesta segunda-feira (25/8), pela segunda vez, o julgamento do recurso que discute a cassação dos mandatos dos vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) de Dois Riachos. O adiamento ocorreu a pedido do Desembargador Milton Gonçalves Ferreira Netto, que solicitou mais tempo para análise e ajustes em seu voto.

O processo já havia sido interrompido no último dia 18 de agosto, quando o mesmo desembargador pediu vista dos autos durante a votação. Até então, já haviam se manifestado o relator do caso, Desembargador Rodrigo Malta Prata Lima, e o presidente do Tribunal, Desembargador Klever Rêgo Loureiro.

O relator apresentou voto favorável à cassação, destacando a prática de fraude à cota de gênero. Segundo Rodrigo Malta, a candidata Roberta Heloísa da Silva obteve apenas dois votos e não realizou campanha efetiva, não participando de comícios, reuniões políticas ou ações de divulgação em redes sociais. Já a candidata Deyse recebeu 17 votos, com prestação de contas padronizada, apontando novamente para ausência de campanha real.

A decisão da primeira instância, proferida pelo juiz Robério Monteiro de Souza, da 46ª Zona Eleitoral de Cacimbinhas, já havia constatado que as candidatas obtiveram votação irrisória e não apresentaram ações compatíveis com uma disputa eleitoral legítima.

Com o pedido de vista do Desembargador Milton Gonçalves, o cenário legislativo de Dois Riachos permanece indefinido, mantendo a população em expectativa.