» Polícia

PF em Alagoas prende suspeito em operação contra abuso sexual infantil na Darkweb

Investigação no estado resulta em prisão e apreensão de equipamentos usados para armazenar arquivos ilegais

Polícia Federal em Alagoas prende suspeito em operação contra abuso sexual infantil na Darkweb - Fotos: Assessoria/PF

A Polícia Federal (PF) em Alagoas cumpriu, nesta quarta-feira (10/9), um Mandado de Busca e Apreensão durante a fase ostensiva da operação “Internet Profunda”, que investiga o armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil em fóruns da Darkweb. A ação ocorreu em um município da região metropolitana de Maceió.

As investigações, que correm de forma descentralizada desde 2025, tiveram início a partir de cooperação policial internacional. Segundo a PF, o suspeito, que utilizava um username anônimo, acessava fóruns especializados no armazenamento e divulgação dos conteúdos ilícitos e chegou a disponibilizar arquivos em anos anteriores.

Durante a operação, foram apreendidos smartphones, computadores e mídias digitais, que passarão por análise pericial. Uma pessoa foi presa em flagrante por armazenar os arquivos em seus dispositivos, podendo responder por crime com penas de até 18 anos de prisão.

A Polícia Federal reforça que, embora a legislação brasileira use o termo “pornografia infantil” (Lei nº 8.069/1990, art. 241-E), a comunidade internacional prefere denominar esses crimes como “abuso sexual de crianças e adolescentes”, destacando a gravidade da violência sofrida pelas vítimas.

Além da repressão, a PF orienta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e acompanhar o uso de redes sociais e dispositivos eletrônicos pelos filhos, identificando mudanças de comportamento e prevenindo situações de risco tanto no ambiente virtual quanto físico.