» Política

PEC da Blindagem: veja como votaram os deputados de Alagoas

Mudanças entre o 1º e 2º turnos mostraram pequenas alterações na bancada de Alagoas durante a votação que seguirá para o Senado

Deputados na sessão do Plenário desta quarta-feira - Fotos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nos dias 16 e 17 de setembro de 2025 a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, que altera a Constituição para determinar que qualquer ação penal ou medida cautelar contra parlamentares dependa de autorização do plenário da Casa. A proposta recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários no primeiro turno, e 344 a favor e 133 contra no segundo, e agora segue para análise do Senado.

Entre os deputados de Alagoas, a votação apresentou pequenas mudanças entre os turnos. No primeiro, seis parlamentares votaram a favor, dois contra e um esteve ausente. No segundo turno, Rafael Brito (MDB) mudou de posição, passando a rejeitar a proposta. Confira como ficou o resultado da bancada alagoana:

Deputado (AL) Partido 1º turno — 16/09 2º turno — 17/09
Arthur Lira PP ✅ Sim ✅ Sim
Marx Beltrão PP ✅ Sim ✅ Sim
Isnaldo Bulhões Jr. MDB ✅ Sim ✅ Sim
Luciano Amaral PSD ✅ Sim ✅ Sim
Delegado Fábio Costa PP ✅ Sim ✅ Sim
Rafael Brito MDB ✅ Sim ❌ Não
Paulão PT ❌ Não ❌ Não
Daniel Barbosa PP ❌ Não ❌ Não
Alfredo Gaspar UNIÃO Ausente Ausente


A PEC estabelece que parlamentares só podem ser processados mediante autorização do plenário, mesmo que o fato tenha ocorrido durante o mandato, e mantém o voto secreto apenas em casos de prisão em flagrante por crimes inafiançáveis.

Enquanto o relator da proposta, deputado Claudio Cajado (PP-BA), afirma que se trata de uma proteção institucional, críticos veem risco de impunidade e corporativismo.