» Política

Câmara de Maceió aprova Moção de Repúdio contra a BRK Ambiental

Vereadores criticam falhas nos serviços de saneamento e cobram fiscalização mais rigorosa da concessionária

Câmara de Maceió aprova Moção de Repúdio contra a BRK Ambiental - Fotos: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta terça-feira (7/10), uma Moção de Repúdio contra a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na capital. A medida foi proposta pelo vereador Neto Andrade, que citou as obras inacabadas no bairro do Poço como exemplo dos transtornos enfrentados pela população.

Durante a sessão, diversos parlamentares criticaram a atuação da concessionária. Kelmann Vieira afirmou que a empresa age com desrespeito e má fé ao cobrar taxas de saneamento em áreas sem o serviço, classificando a conduta como “criminosa” e “voltada apenas ao lucro”. Já Samyr Malta sugeriu que o Legislativo ingresse com uma Ação Civil Pública contra a BRK, com o objetivo de proteger os consumidores.

A vereadora Jeannyne Beltrão recolheu 17 assinaturas para garantir a aprovação da moção e cobrou da empresa uma postura mais efetiva na solução dos problemas. “Sigo cobrando da BRK que tome providências e realize um trabalho de qualidade, diferente do que ocorre hoje nos bairros de Maceió”, afirmou.

Outros parlamentares, como David Empregos e Teca Nelma, também se manifestaram. David lembrou que os transtornos começaram após a concessão firmada pelo Governo do Estado em 2020, que transferiu os serviços da Casal para a BRK. Já Teca defendeu a estatização do saneamento como alternativa para melhorar a qualidade dos serviços.

Na quarta-feira (8), o presidente da Câmara, Chico Filho, se reunirá com representantes das câmaras da região metropolitana, em parceria com a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), para discutir ações conjuntas relacionadas ao tema.