» Política

Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO

COOPNEURO anuncia paralisação por atraso de repasses da Secretaria de Saúde de Alagoas

Governador Paulo Dantas - Fotos: Assessoria

A COOPNEURO, cooperativa que fornece os serviços de Neurologia e Neurocirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, anunciou uma paralisação total a partir de 11 de outubro. O motivo é a inadimplência do Governo do Estado, sob a gestão de Paulo Dantas, que não honrou os pagamentos do contrato vigente, tornando insustentável a continuidade do atendimento à população.

De acordo com a nota divulgada, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) acumula cinco meses de pagamentos em atraso à cooperativa, referentes aos períodos de maio a setembro de 2025. A situação financeira, descrita como crítica, levou a COOPNEURO a tomar a medida extrema, alertando para o colapso iminente destas especialidades médicas no principal hospital do estado.

A cooperativa apela ao bom senso dos gestores para a imediata regularização dos repasses, única forma de evitar a quebra definitiva do atendimento. A paralisação, que afetará milhares de pacientes, coloca em evidência a crise de gestão na saúde pública de Alagoas, com a população sendo a maior prejudicada pela falta de pagamento aos prestadores de serviço.