» Sociedade
Alagoas participa de operação nacional contra tráfico de animais silvestres
Ação integrada resultou no resgate de 755 animais e na prisão de 20 suspeitos, incluindo um dos maiores traficantes do país
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) integrou duas grandes operações nacionais de combate ao tráfico de animais silvestres, deflagradas simultaneamente em 11 estados nesta quarta-feira (29/10). As ações, chamadas Fauna Protegida – Fase 2 e Operação Libertas, culminaram no resgate de 755 animais, a maioria aves, e na prisão de 20 pessoas, incluindo um dos maiores traficantes do Brasil.
Em Alagoas, o mandado foi cumprido na cidade de São Miguel dos Campos, onde cinco aves silvestres foram resgatadas de um cativeiro irregular. O responsável foi autuado e responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O promotor de Justiça Kléber Valadares, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do MPAL, acompanhou pessoalmente as ações no Rio de Janeiro e também colaborou nas investigações da operação liderada pelo Ministério Público de Minas Gerais.
Entre os presos está Valter Nélio Eymael Júnior, apontado como um dos maiores traficantes de animais do país e com histórico de atuação nacional e internacional. A operação também desarticulou a rede comandada por Weber Sena Oliveira, o “Paulista”, preso na primeira fase, em setembro, após décadas de envolvimento com o tráfico de fauna.
As investigações indicam que os animais eram retirados de seus habitats e transportados de forma cruel, sem água e alimento, o que resultava na morte de muitos durante o trajeto. Além do tráfico, foram identificados crimes como maus-tratos, receptação qualificada, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
» MAIS LIDAS
-
1
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
2
VEJA O QUE ABRE E FECHA
Semana do Natal altera horários de serviços públicos e comércio em Alagoas; confira
-
3
ECONOMIA
Governo Federal oficializa novo valor do salário mínimo para 2026; saiba quanto será
-
4
ALAGOAS
Erramos: secretária especial, não Paula Dantas, fará viagem a Lisboa em janeiro
-
5
AÇÃO SOCIAL
Prefeitura de Ibateguara distribui mais de 2,5 mil cestas básicas e garante ceia a famílias no Natal