» Sociedade

Praia de Lages passa a ter monitoramento de qualidade da água em Alagoas

Medida integra ações do IMA, MPF e Prefeitura de Porto de Pedras para garantir balneabilidade e incentivar turismo sustentável

Ministério Público Federal - Fotos: Antonio Augusto/Secom/MPF

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) começou, em setembro de 2025, a monitorar a qualidade da água da Praia de Lages, em Porto de Pedras, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF) e da gestão municipal. A iniciativa surgiu durante reunião realizada em julho, que também discutiu os índices de balneabilidade da Praia do Patacho, já certificada com o selo internacional Bandeira Azul.

A inclusão do ponto de coleta no programa de monitoramento do IMA foi confirmada após análise da equipe técnica, considerando o acréscimo de custos com materiais e reagentes. O novo local, identificado como Ponto 47.2 – Praia de Lages / Acesso Principal, passou a ser acompanhado em setembro após vistoria do consultor técnico Ricardo Oliveira César.

Os resultados preliminares indicam baixos índices de coliformes, o que aponta boa qualidade da água e condições adequadas para o banho. Os dados completos serão divulgados no Relatório de Execução de Análises (REA) nº 35, ao final das cinco semanas de análises microbiológicas e físico-químicas.

A ação reforça o trabalho conjunto do IMA, do MPF e do Município de Porto de Pedras em prol da proteção das praias alagoanas e da promoção de um turismo mais consciente. O resultado mais recente desse esforço é a renovação da certificação Bandeira Azul da Praia do Patacho para a temporada 2025/2026, selo internacional que reconhece praias com critérios rigorosos de gestão, segurança, serviços e educação ambiental.