» Sociedade

Motociclista fica gravemente ferido ao cair da moto em São Luiz do Quitunde

Homem de 60 anos, que não usava capacete, sofreu traumatismo craniano e foi transferido de helicóptero para o HGE

Socorro contou com apoio do Falcão 05 - Fotos: Ascom Samu

Um motociclista de 60 anos ficou gravemente ferido após sofrer um acidente em São Luiz do Quitunde, na manhã desta sexta-feira (31/10). Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o homem não usava capacete e sofreu traumatismo craniano ao cair no asfalto, após tentar desviar de uma criança que passava de bicicleta.

A vítima foi socorrida inicialmente por familiares e encaminhada ao Hospital José Augusto, unidade de referência local. Devido à gravidade do quadro, a Unidade de Suporte Básico (USB) de Maragogi realizou a transferência para o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, onde foi confirmado o diagnóstico de Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave.

Com a necessidade de atendimento especializado, a Central de Regulação das Urgências (CRU) acionou o Serviço Aeromédico do Samu. A equipe do helicóptero Falcão 5 realizou o transporte do paciente até o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, garantindo suporte médico durante todo o trajeto.

A coordenadora do Samu em Alagoas, Beatriz Santana, destacou a eficiência das equipes envolvidas e reforçou a importância do uso do capacete. “Cada minuto é fundamental para salvar uma vida em casos de TCE. A integração entre os serviços foi decisiva para o sucesso do atendimento”, afirmou. Dados do Ministério da Saúde apontam que o uso do capacete reduz em até 70% o risco de morte em acidentes com motociclistas.