» Sociedade

Seis pessoas são salvas de afogamento em menos de 30 minutos na Praia do Francês

Bombeiros relatam série de ocorrências em área sinalizada como perigosa e reforçam alerta aos banhistas

Em menos de 30 minutos, os militares atenderam quatro ocorrências - Fotos: Assessoria

Seis pessoas foram salvas de afogamento em menos de 30 minutos por equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, na tarde do último sábado (6/12), na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Todos os casos ocorreram exatamente em frente a uma placa que alertava para o risco de correntes de retorno.

O primeiro resgate ocorreu quando os guarda-vidas, que realizavam ronda preventiva e reposicionavam a sinalização da praia, perceberam que um jovem apresentava dificuldade para retornar à areia. “Estávamos em ronda preventiva quando vimos que ele estava bastante cansado e não conseguia sair da água”, relatou o soldado Delgado.

Minutos depois, dois banhistas que utilizavam pranchas de bodyboard também precisaram de auxílio para deixar o mar. Após esse atendimento, e em intervalo de menos de cinco minutos, um casal entrou em situação de afogamento. “Ambos estavam muito cansados. O homem chegou a ter ânsia de vômito ao se agarrar ao flutuador e quase desmaiou, mas conseguimos estabilizá-lo”, contou o militar.

O último caso foi registrado logo em seguida, quando outro homem pediu ajuda aos guarda-vidas ao perceber que não conseguiria voltar à parte rasa.

O subtenente J. Ilton, responsável pelo posto de guarda-vidas no dia, destacou que a maioria das ocorrências poderia ter sido evitada se os banhistas respeitassem a sinalização.

“Todos os dias colocamos placas nos pontos mais perigosos da praia, onde se formam correntes de retorno. Mesmo assim, muitas pessoas insistem em entrar no mar nesses locais, colocando a própria vida em risco”, alertou.

As seis vítimas, com idades entre 23 e 28 anos, foram retiradas da água conscientes e não precisaram de atendimento médico de urgência.