» Sociedade

Saiba quem são os seis candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça do MPAL

Inscrições foram encerradas nesta sexta-feira e eleição ocorrerá em janeiro de 2026, com definição de lista tríplice para escolha do governador

Fachada Ministério Público de Alagoas - Fotos: MPAL

A corrida pela chefia do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) já tem seus protagonistas definidos. A Comissão Eleitoral designada pelo Colégio de Procuradores de Justiça concluiu, nesta sexta-feira (12), o período de inscrições para os membros interessados em disputar o cargo de procurador-geral de Justiça.

Ao final do prazo, seis integrantes do MPAL oficializaram candidatura. Estão na disputa: Maurício André Barros Pitta, Isaac Sandes Dias, Flávio Gomes da Costa Neto, Leonardo Novaes Bastos, Rodrigo Soares da Silva e Lean Antônio Ferreira de Araújo, atual procurador-geral e que tenta a recondução ao cargo.

A eleição será realizada de forma presencial no dia 5 de janeiro de 2026, com participação de todos os promotores e procuradores de Justiça em atividade. Conforme as regras do processo, os três candidatos mais votados formarão a lista tríplice que será encaminhada ao governador de Alagoas, responsável pela escolha final.

O nome indicado pelo chefe do Executivo estadual assumirá a Procuradoria-Geral de Justiça no final de abril de 2026, para um mandato com duração de dois anos. As normas, prazos e demais detalhes do processo eleitoral estão disponíveis no Diário Oficial do MPAL, publicado no último dia 5 de dezembro.