» Sociedade

Estudante paulista é o primeiro a concluir exame teórico com regras da nova CNH digital

Menos de uma semana após lançamento do novo modelo, candidato finaliza curso online e é aprovado na prova teórica

CNH do Brasil - Fotos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Menos de uma semana após o lançamento da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil, o modelo já começa a impactar, na prática, a vida de quem busca tirar a habilitação. Em Tatuí, no interior de São Paulo, o estudante Richard de Campos Silvério, de 18 anos, tornou-se o primeiro candidato do país a concluir o exame teórico seguindo as novas regras.

Richard havia iniciado o processo para obtenção da CNH em março deste ano, mas precisou interromper as aulas por incompatibilidade de horários. Com a entrada em vigor das novas normas, ele retomou o curso teórico no formato digital, que permite maior flexibilidade ao candidato.

“Depois que vi o anúncio da nova CNH do Brasil, me animei. Tudo é muito fácil de acessar, bem explicado e estruturado. Consegui concluir o curso teórico em cerca de oito horas e passei na prova”, afirmou o estudante.

O caso evidencia uma das principais mudanças trazidas pelo novo modelo: a possibilidade de o candidato avançar no conteúdo conforme sua própria disponibilidade. Antes, a exigência de 45 horas-aula presenciais tornava o processo mais demorado e, em muitos casos, dificultava a conclusão da formação.

Com a flexibilização e a digitalização do curso teórico, a expectativa é de que mais brasileiros consigam iniciar e finalizar o processo de habilitação em menos tempo, ampliando o acesso à CNH e reduzindo barreiras relacionadas a custo e logística.