» Polícia
Operação Cerberus desarticula facções criminosas e cumpre 40 mandados na Grande Maceió
Ação integrada das polícias Civil e Militar mirou grupos ligados ao tráfico de drogas e resultou em prisões e confrontos armados
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas coordenou, nesta quarta-feira (17/12), a Operação Cerberus, uma ofensiva integrada das Polícias Civil e Militar voltada ao enfrentamento de organizações criminosas que atuavam no tráfico de drogas e em outros crimes na capital e na Região Metropolitana. A ação teve como alvos municípios como Maceió, Satuba e Marechal Deodoro.
Ao todo, foram cumpridos 40 mandados judiciais, sendo 13 de prisão, 24 de busca e apreensão e três medidas cautelares. Durante a operação, sete pessoas foram presas. As diligências ocorreram de forma simultânea em mais de dez bairros de Maceió, além de cidades vizinhas.
As investigações, conduzidas ao longo de cerca de dez meses pela Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), em parceria com a Polícia Militar, identificaram três organizações criminosas distintas, estruturadas e com atuação concentrada, principalmente, nos bairros do Feitosa, Jacintinho e Benedito Bentes. Os grupos são apontados como responsáveis pelo tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas de fogo e outros ilícitos que vinham gerando instabilidade social e insegurança nessas regiões.
Durante o cumprimento de mandados em duas localidades, houve reação armada por parte de suspeitos, que efetuaram disparos contra as equipes policiais. Os envolvidos foram atingidos, socorridos e encaminhados para unidades de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.
O nome da operação faz referência ao cão mitológico Cerberus, símbolo da execução simultânea de três investigações independentes, com o objetivo de enfraquecer as estruturas criminosas, apreender materiais ilícitos e ampliar a sensação de segurança, sobretudo na capital alagoana.
As ordens judiciais foram expedidas pela 17ª Vara Criminal da Capital, a partir de representações da DRACCO fundamentadas em provas técnicas colhidas ao longo das apurações.
Para o cumprimento dos mandados, cerca de 140 policiais foram mobilizados. Pela Polícia Militar, participaram efetivos do BOPE, Choque, ROTAM, RAIO, Regimento de Polícia Montada, BPTran, BPRv, BPA, além dos 5º, 12º e 13º Batalhões. A Polícia Civil contou com equipes da DRACCO, TIGRE, OPLIT, DEIC/DECOR, Delegacia de Repressão ao Narcotráfico e apoio do Departamento Estadual de Aviação.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
4
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)
-
5
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220