» Sociedade
Aplicativo Guarde Agua da Embrapa, ajuda a planejar barragens no semiárido alagoano
O lançamento oficial ocorreu em Santana do Ipanema (AL) e incluiu uma homenagem ao pesquisador Luís de França da Silva Neto
Agricultores, técnicos e demais profissionais rurais do semiárido agora contam com o aplicativo GuardeÁgua, desenvolvido pela Embrapa Solos em parceria com a ASA, para identificar áreas adequadas à construção de barragens subterrâneas e superar as estiagens. Disponível gratuitamente na Play Store (Android) e em versão web, a ferramenta em fase beta tem interface simples e funciona offline, sendo sincronizada quando há conexão.
» LEIA TAMBÉM
O aplicativo analisa critérios como solo, relevo, clima, geologia e vegetação, fornecendo um dos três resultados: Apto (adequado), Restrito (viável com limitações) ou Inapto (não recomendado), com relatório técnico em PDF. Além da análise, o GuardeÁgua oferece orientações de manejo do solo e da água, indica culturas agrícolas recomendadas (com links para o Portal Embrapa) e integra dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).
Estão previstas capacitações em todos os 11 estados do semiárido no primeiro semestre de 2026, coordenadas pela Embrapa Solos e ASA com apoio do MDS. O lançamento oficial ocorreu em Santana do Ipanema (AL) e incluiu uma homenagem ao pesquisador Luís de França da Silva Neto, falecido em 2024, que liderou o desenvolvimento do aplicativo e deixou importantes contribuições para a tecnologia de barragens subterrâneas na região.
» LEIA TAMBÉM
» MAIS LIDAS
-
1
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
2
NOVOS ESPAÇOS
VÍDEO: Crianças em acolhimento vivenciam história e pertencimento em visita à Serra da Barriga
-
3
MACEIÓ
Extorsão social? MLB invade supermercado e exige cestas básicas na Serraria
-
4
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
5
POLÍTICA
“JHC por toda Alagoas”: como a crise do Governo Paulo Dantas virou slogan da oposição