» Política
André Castro encerra 2025 com Santana do Mundaú projetada nacionalmente na educação
Gestão municipal conquista prêmio do MEC, lidera índice estadual pelo segundo ano seguido e recebe medalha federal pela alfabetização infantil
Ao concluir o primeiro ano à frente da Prefeitura de Santana do Mundaú, o prefeito André Castro apresentou um balanço marcado por resultados expressivos, especialmente na área educacional. Em 2025, o município alcançou reconhecimento nacional e estadual, consolidando-se como referência no ensino fundamental e nas políticas de alfabetização.
Em agosto, André Castro participou de uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, o gestor recebeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira, concedido ao desempenho dos anos finais do ensino fundamental. Santana do Mundaú foi o único município de Alagoas contemplado, em razão dos avanços obtidos na qualidade do ensino ofertado aos estudantes do 6º ao 9º ano.
O desempenho educacional também garantiu, pelo segundo ano consecutivo, a liderança no Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (Iqeal), ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para avaliar aprendizagem e alfabetização nas redes municipais.
Ainda em dezembro, o prefeito foi homenageado no plenário da Câmara dos Deputados com a Medalha “Prefeitos pela Alfabetização das Crianças”. A honraria foi concedida a apenas 78 municípios brasileiros — três deles alagoanos — que se destacaram no enfrentamento do analfabetismo escolar.
Ao comentar os resultados do primeiro ano de gestão, André Castro ressaltou a continuidade administrativa e o fortalecimento dos investimentos. Segundo ele, “sabíamos da responsabilidade que teríamos ao suceder a gestão do Arthur Freitas” e, a partir desse compromisso, a administração buscou ampliar políticas que já apresentavam bons resultados. O prefeito afirmou ainda que, com “seriedade, uma equipe comprometida e muita transparência”, a gestão conseguiu avançar em diferentes frentes.
Com aprovação popular de 87%, o gestor destacou que o trabalho seguirá intensificado no próximo ano. Para ele, “seguiremos empenhando esforços para que 2026 seja marcado por mais prosperidade e desenvolvimento”, não apenas na educação, setor que projetou o município no cenário nacional, mas também em outras áreas estratégicas da administração pública.
» MAIS LIDAS
-
1
ECONOMIA
Novo salário mínimo já está em vigor em todo o país; saiba qual o valor
-
2
POLÍCIA
PM registra primeira ocorrência do ano por perturbação do sossego em Joaquim Gomes
-
3
POLÍCIA
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Costa e Silva, em União dos Palmares
-
4
TENTOU FUGIR
PM prende homem armado e com drogas durante ação na virada do ano em União dos Palmares
-
5
ESTAVA COM DROGAS
Suspeito de tentativa de homicídio é preso ao tentar fugir de táxi em São José da Laje