» Sociedade

Olhar da Gente: triagens para cirurgias de catarata atendem moradores de Ipioca

Ação garantiu exames e agendamento rápido de procedimentos para a próxima semana em Maceió

Olhar da Gente beneficia moradores de Ipioca - Fotos: Jonathan Lins/Secom Maceió

Moradores do bairro de Ipioca, em Maceió, foram atendidos nesta quarta-feira (14/1) por meio de triagens para cirurgias de catarata realizadas pelo programa Olhar da Gente Comunidades. A iniciativa tem ampliado o acesso a procedimentos oftalmológicos e agilizado atendimentos tanto na capital quanto em outros municípios de Alagoas.

Entre as beneficiadas está a moradora Tereza Santos, que aguardava há algum tempo pela cirurgia. “Foi muito importante esse programa ter chegado até aqui. Já fiz meus exames pré operatórios de coração, sangue e já sai com a cirurgia marcada. Estou muito feliz”, relatou.

A ação foi acompanhada pela primeira-dama de Maceió, Marina Candia, idealizadora do projeto, que destacou a rapidez no encaminhamento dos pacientes. “Após essa triagem de hoje, todos que vão fazer a cirurgia já saem com os exames pré operatórios marcados, documentação para operar na próxima semana no nosso Hospital da Cidade, o melhor e mais moderno de Alagoas”, afirmou.

A subsecretária de Atenção à Saúde de Maceió, Roberta Borges, também esteve presente e ressaltou o suporte oferecido aos usuários. “Estamos dando todo o encaminhamento e suporte necessário para os nossos usuários já realizarem suas cirurgias na próxima semana no HC, com todo o cuidado e humanização de nossas equipes, desde os exames pré-operatórios, a cirurgia, ao pós e a entrega de óculos escuros e medicamentos para a continuidade do tratamento”, pontuou.

O programa Olhar da Gente já realizou cirurgias em pacientes de Maceió e de outros municípios alagoanos. A iniciativa conta com articulação da senadora Eudócia Caldas, execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde. Ao todo, estão sendo investidos R$ 9,8 milhões para a realização de 10 mil cirurgias em 30 municípios de Alagoas.