» Sociedade
Descubra por que seus dados do Pix podem ter sido vistos por terceiros
Autoridade monetária orienta usuários sobre como se proteger e alerta que saldos e senhas não foram afetados
O Banco Central confirmou nesta sexta-feira (13/2) que milhares de chaves Pix de clientes tiveram dados expostos em um incidente recente, o primeiro registrado em 2026. Desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020, este é o 21º caso envolvendo informações de usuários.
De acordo com a autarquia, a exposição ocorreu entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025 e atingiu informações cadastrais como nome, CPF parcialmente mascarado, instituição financeira, agência, número e tipo da conta. Dados sigilosos, incluindo saldos, senhas e extratos, não foram afetados.
O BC explicou que a falha foi pontual nos sistemas da instituição de pagamento, e que o vazamento não comprometeu movimentações financeiras. Mesmo com o baixo risco, a divulgação do caso segue o “compromisso com a transparência”.
Clientes afetados serão avisados exclusivamente pelos canais oficiais do aplicativo ou internet banking da instituição. O Banco Central alerta que comunicações via telefone, SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens devem ser desconsideradas.
Segundo o BC, a exposição indica que os dados ficaram temporariamente visíveis para terceiros e podem ter sido consultados, mas não significa que todos os registros foram capturados. O incidente está sob investigação, e sanções, que podem incluir multa ou até exclusão do sistema do Pix, poderão ser aplicadas conforme a gravidade.
Até agora, todos os 21 incidentes envolvendo chaves Pix afetaram apenas dados cadastrais, sem expor senhas ou saldos. A Lei Geral de Proteção de Dados determina que o BC mantenha uma página para acompanhamento de incidentes relacionados a chaves Pix e outros dados pessoais sob sua custódia.
» MAIS LIDAS
-
1
DESCASO
Governador tenta "lacrar" com telemedicina enquanto pacientes denunciam caos no HGE
-
2
INTERIOR DE ALAGOAS
Ex-vereador denuncia abandono e cobra apoio do poder público em conjunto habitacional de Atalaia
-
3
POLÍTICA
João Caldas se posiciona sobre escala 6x1 e emendas do orçamento secreto
-
4
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
5
CARNAVAL 2026
Murici divulga programação oficial e prepara carnaval com blocos tradicionais, shows e matinês para crianças