» Cultura
Lei oficializa forró como manifestação da cultura nacional
O forró é o ritmo é o mais tocado nas festas juninas de todo o país.
Gênero musical que é símbolo do Nordeste, o forró foi oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional. A Lei 14.720, de 2023 foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8/10).
Aprovado em votação final na Comissão de Educação (CE) em 3 de outubro, o PL 5.838/2019, que gerou a lei, foi relatado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE).
???Essa expressão artística desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país, sendo uma verdadeira jóia da cultura brasileira. Com sua mistura única de ritmos, histórias e melodias, o forró conquistou corações no Brasil e mundo afora???, afirma o relatório.
Teresa enalteceu o ritmo e lembrou de diversos intérpretes que levaram a musicalidade para o mundo, como Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho. A senadora ressaltou ainda que, além da influência cultural, o forró é importante para a economia brasileira. O ritmo é o mais tocado nas festas juninas, como as de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB).
O forrósurgiu na década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 em todo o Brasil por meio do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga, que convencionou o formato do trio sanfona, zabumba e triângulo.
» MAIS LIDAS
-
1
LAUDO APONTOU DOENÇA CARDÍACA
Família contesta laudo e acusa PM de abuso em morte de jovem durante carnaval em Taquarana
-
2
NO BENEDITO BENTES
Corpo encontrado no Benedito Bentes pode ser de jovem desaparecida
-
3
IRRESPONSABILIDADE
Aparentemente embriagado, Deputado Breno Albuquerque se envolve em um grave acidente em Maceió
-
4
ATIROU CINCO VEZES
Homem condenado por tentativa de latrocínio é preso em Santana do Ipanema
-
5
VÍTIMA FOI IDENTIFICADA
Maceió: Jovem é encontrada morta com sinais de violência em estrada vicinal