» Sociedade

Semarh emite alerta para continuidade de chuvas em Alagoas

A Semarh alerta para o risco de alagamentos, principalmente em áreas urbanas com deficiência de drenagem, e também para o aumento do risco de deslizamentos em áreas de encosta.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) informou, nesta quarta-feira (8/5), que segue monitorando as condições meteorológicas atuais e os modelos de previsão do tempo. De acordo com as últimas rodadas desses modelos, há indicações de chuvas menos intensas, mas que ainda podem aumentar os acumulados já registrados na metade leste de Alagoas.

Essa condição é especialmente relevante para as regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste. A previsão aponta para um aumento das chuvas na noite de hoje, com possibilidade de se estender até sexta-feira (10). Nas demais regiões, são esperadas chuvas intercaladas com períodos de tempo seco.

Segundo a Semarh, a persistência de um sistema de alta pressão sobre o Oceano Atlântico favorece a propagação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera. Esse padrão no escoamento atmosférico mantém a maior incidência de chuva no leste da Região Nordeste.

Nas regiões do Litoral e Zona da Mata de Alagoas, os acumulados de chuva podem superar os 90 mm nas próximas 24 horas. Destaca-se a atenção para o aumento dos acumulados de chuva no Litoral, Zona da Mata e região metropolitana de Maceió.

A Semarh alerta para o risco de alagamentos, principalmente em áreas urbanas com deficiência de drenagem, e também para o aumento do risco de deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, a previsão é de chuvas, mas sem riscos associados.