» Sociedade

Tutmés Airan recebe título de cidadão honorário de São Miguel dos Campos

Reconhecimento foi concedido durante solenidade ocorrida na quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores do município

Tutmés Airan recebeu o título na Câmara de Vereadores de São Miguel dos Campos - Fotos: Assessoria

O desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), recebeu o título de cidadão honorário de São Miguel dos Campos, na última quarta-feira (22/5). A honraria, apresentada em solenidade na Câmara de Vereadores, é concedida a personalidades que não nasceram no município, mas que são reconhecidas por terem contribuído com o desenvolvimento da cidade em algum momento de suas trajetórias.

Tutmés disse ter se sentido honrado com o título e destacou o papel histórico de São Miguel dos Campos. "Estou na terra em que brotou, junto a Marechal Deodoro, os ideais republicanos, o que me parece que seja a maior de todas as invenções políticas, que é a República. É o governo do povo para o povo. É o poder sendo, de alguma forma, recebido pelas autoridades e devolvido para o povo. É, na verdade, nossa atividade como agentes de poder", discursou.

O desembargador ressaltou ainda o seu compromisso em olhar o lado humano por trás de cada processo que julga. "Por trás de cada processo tem vida humana, tem vida humana que pulsa e pleiteia justiça. Não é ato qualquer, e é um desafio cotidiano".

Saudações

O advogado Bruno Gomes saudou o homenageado. Ele registrou a contribuição de Tutmés nas políticas públicas direcionadas à população em situação de rua e destacou o papel do desembargador dentro da cidade de São Miguel.

"Uma decisão muito corajosa e revelante na recuperação judicial para os trabalhadores da Usina Sinimbu. Muitos são trabalhadores miguelenses. O senhor trouxe dignidade para aquele povo, que recebeu verba rescisória quando muitos usineiros nem acreditavam que um dia iriam pagar".

O vice-presidente do Instituto INFA, Alan Nogueira, também prestou homenagem ao desembargador em sua fala. "No Tribunal, inaugurou o Centro de Mediação de Conflitos em São Miguel. Quando estava à frente do TJ, trouxe o programa Moradia Legal. O título é mais que merecido e aumenta a responsabilidade do senhor com nossa cidade".