» Sociedade

Verde Alagoas propõe diálogo após medidas judiciais da Prefeitura de União dos Palmares

Em coletiva, Areski Freitas destacou as tentativas de acordo da gestão municipal com a concessionária de água e esgoto

Prefeitura de União dos Palmares adota medidas jurídicas contra a Verde Alagoas - Fotos: Gratta Comunicação

Após o anúncio de ações judiciais pelo prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, e pelo vice-prefeito Júnior Menezes, a concessionária Verde Alagoas divulgou uma nota manifestando disposição para um "diálogo construtivo" com as autoridades municipais.

Durante entrevista coletiva na última sexta-feira (12), o prefeito destacou todos os esforços anteriores da gestão municipal para resolver amigavelmente os problemas com a concessionária de água e esgoto. Iniciativas incluíram reuniões e a formação de um comitê gestor hídrico.

"Lógico que, antes de tomar qualquer medida jurídica, o município tentou fazer um acordo, tentou resolver as coisas de forma amigável. E não foi de ontem; já faz algum tempo que estamos em contato com a Verde, fazendo reuniões com a Verde", ressaltou o prefeito.

Em relação ao programa Tarifa Social, a nota da Verde Alagoas afirma que segue critérios regulamentados pelo CadÚnico, garantindo acesso ao benefício para quem atende aos requisitos legais. No entanto, Freitas criticou a empresa por, segundo ele, omitir dados e criar barreiras burocráticas para as famílias interessadas no programa.

Além disso, durante a entrevista, Areski afirmou que a empresa estava "acabando com as obras" e que pediu para a empresa refazê-las. A concessionária afirmou que todas as solicitações relacionadas ao recapeamento das obras estão sendo analisadas conforme os procedimentos internos.

A nota da Verde Alagoas, contudo, não abordou a questão da cobrança irregular da taxa de esgoto, assunto também alvo da ação judicial da Prefeitura de União dos Palmares.

Confira a nota na íntegra:

“A Verde Alagoas, esclarece que está comprometida com a inclusão de famílias de baixa renda no programa Tarifa Social. Para adesão foram realizados quatro mutirões de tarifa social somente em 2024 em União dos Palmares. Seguimos critérios regulamentados pela CadÚnico, garantindo que as pessoas que atendam aos requisitos estabelecidos na legislação, possam ter acesso ao benefício. A verde reforça que a solicitação de Tarifa Social pode ser realizada a qualquer momento nas lojas físicas, WhatsApp 0800 941 0195 e site verdealagoas.com.br

Com relação ao recapeamento todas as solicitações estão sendo analisadas e tratadas conforme nossos procedimentos internos. A Verde Alagoas reafirma seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população de União dos Palmares e se coloca à disposição para um diálogo construtivo com as autoridades municipais.“