» Sociedade

Inscrições para o Prouni iniciam hoje; Veja como participar

Em Alagoas o Prouni está ofertando 2.179 vagas no total

Prouni - Fotos: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) informou que o prazo para as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre começa nesta terça-feira (23). O programa ofertará mais de 200 mil bolsas para todo o país.

O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares em todo o Brasil. As inscrições terminam nesta sexta-feira (26) e podem ser feitas através do Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando o login gov.br com CPF e senha.

Essa edição do Prouni ofertará 243.850 bolsas no total, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%), que são divididas entre 901 faculdades e 367 cursos. Em Alagoas são 1.686 bolsas parciais e 493 integrais.

Para o candidato concorrer as bolsas integrais deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Já para as bolsas parciais o limite é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição no programa, é necessário que alguns requisitos sejam cumpridos:

Ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem antes do processo seletivo;

Ter alcançado pelo menos 450 de média nas notas das cinco áreas de conhecimento da prova;

Não ter zerado a redação;

Os participantes também devem atender pelo menos uma destas condições:

Para participar do Prouni também é preciso comprovar uma renda mensal bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo para uma bolsa integral. Para a bolsa parcial, o candidato pré-selecionado deve possuir uma renda mensal per capita de até três salários mínimos.

Tenha cursado:

O ensino médio integralmente em escola da rede pública;

O ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e

O ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;

Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

A divulgação da lista da primeira chamada está prevista para o dia 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni. Já a segunda chamada terá seu resultado divulgado no dia 20 de agosto. A manifestação de interesse na lista de espera deve ser realizada nos dias 9 e 10 de setembro e o resultado da lista de espera sai no dia 13 de setembro.

Caso o candidato consiga a bolsa parcial no Prouni o estudante poderá financiar os outros 50% da mensalidade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).