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Projeto educacional de União dos Palmares é destaque nacional

Alunos com problemas de visão recebem óculos gratuitamente através da Secretaria de Educação

Alunos beneficiados pelo programa "União Vê Melhor" - Fotos: Assessoria

Um projeto educacional inovador da gestão municipal de União dos Palmares, o "União Vê Melhor", foi destaque na edição desta quinta-feira (15/8) do Jornal Nacional. A iniciativa oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos a estudantes da rede pública municipal, beneficiando alunos com problemas de visão.

O programa identificou os alunos necessitados por meio de avaliações de acuidade visual realizadas em um laboratório móvel que percorreu as escolas. Aqueles que precisavam de correção visual foram encaminhados para garantir um diagnóstico preciso e receberam óculos gratuitamente.

"Nós investimos em óculos de grau para os que precisam, em materiais didáticos e em fardamentos completos”, destacou Madalena Silva, diretora de escola, em entrevista ao JN.

O projeto reflete o compromisso do prefeito Areski Freitas (MDB) com a educação, que também se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado na última quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

União ficou entre os 10 municípios de Alagoas com a maior nota na categoria de anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, alcançando 9,7 pontos. O resultado foi obtido a partir do desempenho dos estudantes da Escola Municipal Doutor José de Medeiros Sarmento, posicionando a cidade em quinto lugar no ranking estadual.

Entenda o indicador

O Ideb, principal indicador da educação básica no Brasil, varia numa escala de 0 a 10 e é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. O índice combina as notas dos estudantes nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de aprovação, oferecendo uma visão abrangente do desempenho das escolas, municípios, estados e do país na educação.

O índice serve como um termômetro para avaliar o progresso ou retrocesso educacional, ajudando gestores e a sociedade a compreender o nível de domínio de conteúdo dos alunos em áreas como Português e Matemática.