» Sociedade
IBGE projeta diminuição da população em Alagoas a partir de 2027
Redução no número de nascimentos e crescimento da população idosa são os principais fatores
Nesta quinta-feira (22), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova projeção que aponta para a redução populacional em Alagoas a partir de 2027. Esse declínio será impulsionado pela diminuição nas taxas de natalidade e pelo crescimento da população idosa, fazendo do estado um dos primeiros no Brasil a enfrentar essa tendência.
O cenário nacional, por outro lado, indica que o Brasil só começará a enfrentar uma diminuição populacional a partir de 2042. Atualmente, a população brasileira é estimada em 203 milhões e deverá crescer até 220 milhões em 2041, antes de iniciar um processo de declínio, que deverá levar o total a 199,2 milhões até 2070.
A antecipação do início da redução populacional para Alagoas é resultado de uma revisão das projeções baseadas nos dados mais recentes do Censo de 2022. Anteriormente, o IBGE havia previsto, em 2018, que o Brasil começaria a encolher em 2048, mas a nova análise, ajustada com dados mais atualizados, adiantou esse ponto de inflexão para 2042 em nível nacional.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
IML identifica vítimas de acidente com seis mortos na AL-220, em Piranhas
-
2
POLÍCIA
Suspeito de homicídio é preso após morte de mulher no Bosque das Arapiracas
-
3
TRÊS FERIDOS
Tragédia na AL-220: colisão entre carros mata seis pessoas em Piranhas
-
4
MACEIÓ
Suspeito de feminicídio no Benedito Bentes é preso em flagrante com filhos da vítima
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Queda de árvores bloqueia estrada na Serra da Barriga e mobiliza bombeiros