» Sociedade

IBGE projeta diminuição da população em Alagoas a partir de 2027

Redução no número de nascimentos e crescimento da população idosa são os principais fatores

Mulher e idosa olham celular - Fotos: Pexels

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova projeção que aponta para a redução populacional em Alagoas a partir de 2027. Esse declínio será impulsionado pela diminuição nas taxas de natalidade e pelo crescimento da população idosa, fazendo do estado um dos primeiros no Brasil a enfrentar essa tendência.

O cenário nacional, por outro lado, indica que o Brasil só começará a enfrentar uma diminuição populacional a partir de 2042. Atualmente, a população brasileira é estimada em 203 milhões e deverá crescer até 220 milhões em 2041, antes de iniciar um processo de declínio, que deverá levar o total a 199,2 milhões até 2070.

A antecipação do início da redução populacional para Alagoas é resultado de uma revisão das projeções baseadas nos dados mais recentes do Censo de 2022. Anteriormente, o IBGE havia previsto, em 2018, que o Brasil começaria a encolher em 2048, mas a nova análise, ajustada com dados mais atualizados, adiantou esse ponto de inflexão para 2042 em nível nacional.