» Política

Corregedoria Eleitoral realiza correição no interior de Alagoas para investigar transferências de domicílio

Ação no município de Estrela de Alagoas visa apurar possíveis irregularidades nas mudanças de eleitores entre 2023 e 2024

Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas - Fotos: Assessoria

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) de Alagoas, por meio de um Provimento publicado no Diário da Justiça Eletrônico na última quarta-feira (4/9), determinou a realização de uma correição no eleitorado do município de Estrela de Alagoas, pertencente à 46ª Zona Eleitoral. O objetivo da medida é investigar transferências de domicílio realizadas entre 2023 e 2024, visando identificar possíveis irregularidades.

A decisão de realizar a correição foi tomada após o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) julgar um processo de revisão do eleitorado e concluir que era necessário aprofundar a apuração. A correição será conduzida pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral, Ewerton Luiz Chaves Carminati, que deverá concluir os trabalhos até o dia 15 de setembro, entregando um relatório detalhado.

Um grupo de apoio foi designado para auxiliar na correição, composto pelo juiz auxiliar Fausto Magno David Alves e pelos servidores Carlos Cristiano Parente Santos e Fernanda Brito Vieira. O trabalho envolverá a análise de documentos, diligências para confirmar os dados de eleitores e possíveis fiscalizações realizadas por oficiais de justiça ou servidores designados.

O principal objetivo das diligências é verificar se os eleitores têm residência em funcionamento no município ou se possuem vínculos familiares, profissionais, patrimoniais ou comunitários que justifiquem a transferência de domicílio, conforme os critérios estabelecidos pelo Código Eleitoral.