» Política

Gestão JHC comemora Mês do Servidor com investimentos históricos na valorização dos profissionais

A administração destaca ações como aumento salarial de 35% e qualificação, beneficiando milhares de servidores e fortalecendo a Educação no município

Maceió comemora Mês do Servidor com investimentos históricos na valorização dos profissionais - Fotos: Secom Maceió

Nos últimos quatro anos, a gestão do prefeito JHC tem promovido investimentos históricos na valorização do servidor público em Maceió. No Mês do Servidor, a Prefeitura da capital alagoana destaca ações que garantiram direitos, aumentos salariais e melhorias na qualidade de vida.

Logo ao assumir, JHC concedeu um aumento salarial de 35% para todos os servidores municipais, elevando a média salarial de R$ 4 mil para R$ 5.600,00. Para os profissionais da Educação, o aumento acumulado chegou a 41,5%, com a quitação de mais de R$ 70 milhões em biênios atrasados, beneficiando cerca de 7 mil servidores.

Um dos marcos da gestão foi o pagamento dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), com quase R$ 180 milhões repassados a 9 mil educadores, tornando Maceió a primeira capital do Brasil a cumprir essa obrigação, incluindo juros e correção monetária.

“Mesmo sendo direito do servidor, esse repasse não estava sendo realizado. Quando estava no parlamento, lutei para garantir o pagamento dos precatórios e quando assumi a Prefeitura honrei meu compromisso fazendo o devido repasse a todos os servidores da Educação que trabalharam desde 1998 até os dias atuais. Muitos já haviam perdido a esperança, mas eu sabia que só faltava vontade política”, lembrou JHC.

Além de garantir aumentos salariais, Maceió se destacou no ranking das capitais com melhor qualificação de servidores, ocupando o primeiro lugar nacional, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP). A Prefeitura oferece cursos de capacitação e incentivos à progressão por titulação.

Para promover o bem-estar, foi criado o Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público Municipal (CAC), atendendo cerca de 1.000 servidores diariamente com serviços de saúde e suporte social. Atualmente, quase 24 mil servidores e seus dependentes são beneficiados por um plano odontológico integralmente custeado pela Prefeitura, reafirmando o compromisso com a valorização do funcionalismo público.