» Sociedade
Prefeito Areski Freitas assina decreto que proíbe circulação de ônibus na Serra da Barriga
A medida foi adotada após o trágico acidente ocorrido no dia 24 de novembro, que resultou em 20 mortes e diversas pessoas feridas

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, anunciou nesta terça-feira (3/12) um decreto que regulamenta o acesso à Serra da Barriga, com o objetivo de melhorar as condições de segurança viária na região. A medida foi adotada após o trágico acidente ocorrido no dia 24 de novembro, que resultou em 20 mortes e diversas pessoas feridas.
A principal medida determina a proibição do tráfego de ônibus de transporte coletivo ou fretado na estrada que dá acesso ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, permitindo apenas veículos de pequeno porte, como automóveis de passeio, vans, micro-ônibus e motocicletas.
"Esse decreto vai proibir com que ônibus suba as ladeiras que dão acesso ao platô lá em cima, na Serra da Barriga. Logicamente em decorrência do desastre que aconteceu na última semana. Com isso aqui a gente não vai evitar o turismo da nossa cidade, nem vai proibir com que os turistas subam a serra para conhecer o nosso maior patrimônio", ressaltou o prefeito,
O novo decreto estabelece que, para acessar a via, os veículos autorizados devem estar devidamente licenciados, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com condições adequadas para tráfego em vias de grande inclinação e trajeto sinuoso.
Além disso, os veículos devem estar em perfeito estado de conservação, incluindo os equipamentos obrigatórios. A Secretaria Municipal de Turismo ficará responsável por fornecer informações aos turistas e à população sobre as novas restrições e orientações para a visitação da Serra. O contato para mais informações é o número (82) 99657-5789.
A fiscalização será realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que poderá aplicar as sanções previstas na legislação de trânsito. Jandylson Vasconcelos, superintendente do órgão municipal, ressaltou a importância da fiscalização e da sinalização, que será implementada em breve.
“Isso é uma medida de segurança, para evitar que ocorra outra tragédia, que é o que ninguém quer que ocorra novamente. E essas placas são de suma importância para sinalizar o local e algum desavisado, embora a gente vai divulgar em todos os meios de comunicação, que chegue com o ônibus lá e se atrapalhe. Mas o importante é que está sendo dado todas as condições para o turismo continuar pujante no município, dando essas possibilidades que o mais importante é que os turistas cheguem com segurança”, concluiu o secretário.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas