» Sociedade
Caso Braskem: Demolições preventivas em Maceió já atingem quase 10 mil edificações
Ação da Defesa Civil visa eliminar riscos estruturais nas áreas afetadas pelo afundamento do solo
As demolições preventivas realizadas em Maceió, nas áreas afetadas pelo afundamento do solo, já atingiram 9.796 edificações. Os imóveis demolidos apresentavam rachaduras que comprometiam a integridade estrutural, representando risco para a segurança dos moradores e das pessoas que ainda utilizam a região, muitas vezes como via alternativa. As solicitações de demolição são feitas após vistorias detalhadas, e, ao identificar riscos, a Defesa Civil Municipal executa as demolições de forma imediata.
O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal (Cimadec) é o responsável por realizar as vistorias e identificar os imóveis que necessitam de demolição preventiva. De acordo com o engenheiro civil da Defesa Civil Municipal, Guilherme Henrique, essa identificação faz parte do trabalho contínuo de monitoramento da região afetada. "O objetivo é eliminar o risco para que não haja colapsos, evitando acidentes principalmente para quem ainda utiliza a região como via alternativa", explica o engenheiro.
Dos 14.549 imóveis evacuados nos cinco bairros afetados, 67,33% já foram demolidos, enquanto outros ainda estão em processo de demolição, como os edifícios com mais de cinco pavimentos. Um exemplo é o Edifício Abarello, que está sendo demolido com o auxílio de uma máquina específica, equipada com uma tesoura hidráulica que fragmenta a estrutura dos andares de cima para baixo.
As solicitações de demolição seguem um procedimento rigoroso e um cronograma previamente estabelecido, com base nos critérios de segurança. Essas demolições emergenciais de imóveis desocupados estão previstas no 3º Termo de Cooperação (TC3), firmado entre o município de Maceió e a mineradora Braskem, responsável pelo afundamento do solo na região.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
INTERIOR
Confira a programação completa da Festa de Santa Maria Madalena em União dos Palmares
-
2
UNIÃO DOS PALMARES
Júnior Menezes define novo secretariado de União dos Palmares; confira os nomes
-
3
QUE SUSTO!
Bombeiros retiram fechadura presa ao dedo de criança em União dos Palmares
-
4
INÍCIO DE GESTÃO
Remi Filho anuncia novo secretariado para a gestão de Murici; confira os nomes
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Júnior Menezes publica decreto com medidas de ajuste administrativo e financeiro