» Política

Autoridades pedem punição aos responsáveis pela tentativa de golpe

Durante ato no Planalto, líderes reforçam a necessidade de responsabilização pelos ataques de 8 de janeiro

Autoridades participam de ato político que relembra os ataques de 8 de janeiro de 2023 - Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante um ato político no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (8/1), autoridades reforçaram a importância de punir os responsáveis pela tentativa de golpe ocorrida há dois anos, que culminou na invasão e destruição dos prédios na Praça dos Três Poderes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a necessidade de punição aos responsáveis pelos crimes. "Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive os que planejaram os assassinatos do presidente, do vice-presidente da República e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral", afirmou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) reforçou que não se pode tolerar a intolerância. "Não podemos ser tolerantes com os intolerantes. [...] Aqueles que querem romper com a democracia não podem ter de nossa parte a leniência", disse, enquanto a plateia gritava "sem anistia", em referência às investigações em curso.

Pelo Senado, o vice-presidente da Casa, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), destacou a importância de preservar a memória da agressão à democracia, separando os que defenderam a ordem constitucional daqueles que tentaram subvertê-la. "É necessário que façamos justiça porque não podemos tratar igualmente os que são desiguais", afirmou.

O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também defendeu a responsabilização dos envolvidos, reiterando que a maturidade institucional exige justiça. "Estamos aqui para reafirmar nossos valores democráticos e a crença no pluralismo", completou.