» Sociedade
Jovem alagoano de 18 anos acerta todas as questões de matemática no Enem 2024
Apesar do feito, Vinícius Arraes revela que seu verdadeiro sonho não seguir carreira nas áreas de exatas

O jovem Vinícius Maia Nobre Rocha Arraes, de 18 anos, mostrou que dedicação e esforço podem transformar sonhos em realidade. Após ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro nos dois anos anteriores, ele foi um dos três alagoanos a fechar a prova de matemática no exame de 2024.
Para muitos, as fórmulas matemáticas complexas podem parecer desafiadoras ou impossíveis de resolver, mas para o estudante, esses problemas foram apenas mais um obstáculo a ser superado. Ele acertou as 45 questões (961,9) da prova, uma conquista que demandou intensa dedicação.
"Na média, eu estudava umas 3 horas de manhã, 3h à tarde, 3h à noite, com as pausas para comer. Às vezes era um pouco mais, e normalmente era um pouco mais. Mas eu só descansava sábado à noite e domingo de manhã. De resto, eu estava sempre estudando, fazendo questão, simulado", contou Vinícius.
Além do esforço pessoal, o jovem teve o apoio da instituição em que estuda, que ofereceu atividades extracurriculares voltadas para os alunos na reta final das provas. Esses recursos ajudaram o estudante a se preparar ainda mais para o exame.
Com a pontuação conquistada no Enem, Vinícius está acima da última nota de corte, e a possibilidade de ingressar no curso de faculdade está cada vez mais próxima. Porém, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, o jovem não pretende seguir carreira em áreas de exatas.
"Embora eu goste muito de matemática, eu não me vejo trabalhando com ela no futuro. Sempre tive uma paixão por biologia, mesmo não tendo tanta facilidade. Acho mais interessante. Desde criança, sempre quis fazer medicina. Tenho vários exemplos em casa e sempre gostei. Sempre foi meu sonho", revelou.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas