» Sociedade
Governo anuncia concurso da Polícia Federal com duas mil vagas até 2026
Previsão é de contratação de mil profissionais ainda neste ano. Portaria de autorização será publicada em fevereiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu repor 2 mil cargos da Polícia Federal (PF) por meio de concurso público. O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil profissionais neste ano e mais mil em 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29 de janeiro, pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
"Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental. Com esse concurso e o ingresso de profissionais este ano e no próximo, voltaremos à média histórica de 15 mil profissionais”, ressaltou Lewandowski.
A ministra Esther Dweck explicou que as etapas do concurso serão descritas a partir da portaria de autorização do certame, prevista para fevereiro. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, disse. O concurso ficará a cargo da Polícia Federal.
PRIORIDADE
“Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para ver quantas vagas para cada cargo e aí poderemos anunciar esse quantitativo e os valores”, afirmou Andrei Rodrigues.
A realização desse concurso é uma prioridade para o Governo Federal, sinalizou Esther Dweck. “Estamos fazendo esse anúncio agora para que esse concurso possa ser iniciado o mais breve possível”, concluiu.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior