» Sociedade
Usuários do Gov.br passam a ter caixa postal para receber mensagens oficiais; entenda
Nova ferramenta visa centralizar comunicações do governo federal e reduzir riscos de fraudes

A partir desta terça-feira (4), todos os usuários da plataforma Gov.br contarão com uma caixa postal individual para receber informações personalizadas e oficiais do governo federal. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), tem como objetivo aumentar a segurança no acesso a serviços digitais e reduzir riscos de fraudes.
As primeiras mensagens enviadas pela nova ferramenta serão direcionadas aos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que teve seu resultado divulgado nesta terça-feira. Cerca de 4.000 candidatos, tanto para cargos de nível médio quanto superior, serão notificados por meio da caixa postal sobre a convocação para os cursos de formação.
No futuro, a ferramenta poderá ser utilizada para o envio de informações sobre vacinação, concessão de benefícios como Bolsa Família e BPC, além de avisos relacionados ao Enem e ao Sisu. Segundo o governo, a expectativa é tornar a comunicação mais eficiente e centralizada.
O secretário de governo digital do MGI, Rogério Mascarenhas, recomenda que a população acesse sua caixa postal com frequência para não perder informações importantes ou comprometer o acesso a serviços públicos.
Como acessar a caixa postal do Gov.br
A nova funcionalidade será disponibilizada gratuitamente para todos os usuários cadastrados no Gov.br. O acesso poderá ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo da plataforma.
No entanto, apenas usuários com nível de segurança prata ou ouro poderão acessar a caixa postal pelo aplicativo, onde também será possível ativar notificações para receber alertas no celular ou tablet.
O sistema foi desenvolvido em parceria com o Serpro e tem como referência soluções semelhantes adotadas em países como Dinamarca, Holanda e Uruguai. Atualmente, o Gov.br possui cerca de 164 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4.500 serviços digitais.
Como criar uma conta no Gov.br
Para se cadastrar na plataforma, o usuário pode utilizar um computador, tablet ou celular. No computador, basta acessar o site oficial, informar CPF, data de nascimento e seguir as instruções.
Já no celular ou tablet, o aplicativo pode ser baixado nas lojas Play Store (Android) ou App Store (iOS), sendo mais fácil obter o nível prata ou ouro, pois o dispositivo permite a verificação de identidade por meio da câmera.
Usuários já cadastrados devem conferir seu nível de conta para verificar a necessidade de elevação para prata ou ouro, o que pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
Passo a passo para criar senha no Gov.br
1 - Acesse o site gov.br/governodigital
2 - Na tela inicial, vá na foto maior, onde se lê "Saiba tudo sobre a conta Gov.br"
3 - Depois clique em "Criar sua conta gov.br"
4 - Na página seguinte, informe o CPF e clique em "Continuar"
5 - Para quem não tem conta, o sistema irá indicar a opção de criar uma. Clique sobre ela
6 - A conta ouro é criada para quem tem CNH digital ou biometria facial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
7 - Quem não tem CNH digital ou biometria no TSE terá conta prata, que deverá ser criada por meio dos bancos credenciados, no aplicativo do banco
8 - O cidadão que não conseguir criar a conta Gov.br prata ou ouro responderá a um questionário e terá selo bronze
9 - O selo bronze não dá acesso à declaração do IR pelo Meu Imposto de Renda e a outros serviços
Como conseguir nível Prata no Gov.br pelo aplicativo
Uma conta de nível prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo Gov.br.
- Ao entrar na conta gov.br, vá em "Autorização de uso de dados pessoais" e em "Autorizar"
- No quadro azul, acima, clique em "Aumentar nível da conta"
- Para tornar sua conta prata, escolha uma das opções que o aplicativo oferece; se tiver cadastro no Denatran, use a biometria facial; se for servidor, use dados do Sigepe
- A validação também pode ser feita por meio do cadastro no seu banco na internet
- Vá onde se lê "Cadastro via internet banking" e escolha o seu banco
- Os próximos passos dependerão de cada instituição financeira; é possível conseguir a validação pelo Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Santander, Agibank, Itaú, Sicredi, Mercantil do Brasil, PicPay/Original ou Nubank
Como conseguir nível Ouro no Gov.br pelo aplicativo
Para ter uma conta ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante mais segurança aos usuários, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas sobre a sua conta Gov.br, acesse www.gov.br/conta.
- Aparecerão orientações para a foto; clique em "Reconhecimento facial"
- Enquadre seu rosto e aguarde; aparecerá a mensagem "Reconhecimento facial realizado com sucesso", vá em em "OK"
- Ao final do procedimento, aparecerá a mensagem "Validamos sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral. Você atingiu o maior nível de segurança para sua conta gov.br!"
- Outra forma é pela validação dos dados usando a biometria digital cadastrada no TSE
- É também possível validar os dados com o certificado digital compatível com IPC-Brasil.
» MAIS LIDAS
-
1
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
2
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)
-
5
AGRESSOR FOI PRESO
Ex-companheiro invade residência com marreta e faca em Rio Largo