» Sociedade
MPT capacita profissionais de Murici para o atendimento a vítimas de trabalho análogo à escravidão
Objetivo é sensibilizar rede de atendimento sobre estratégias para a prevenção, o combate e o atendimento às vítimas e seus familiares no contexto do trabalho escravo e do tráfico de pessoas
Profissionais de diferentes áreas de atuação do Município de Murici, na Zona da Mata de Alagoas, foram capacitados na última sexta-feira (14) para o atendimento a trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão. A iniciativa, do Ministério Público do Trabalho (MPT), busca sensibilizar profissionais da rede de atendimento sobre estratégias para a prevenção, o combate e o atendimento às vítimas e seus familiares no contexto do trabalho escravo e do tráfico de pessoas.
O objetivo da capacitação foi orientar assistentes sociais, conselheiros tutelares, técnicos das áreas de Saúde e Educação, além de policiais que atuam no município, sobre a temática do trabalho escravo e o acolhimento aos trabalhadores no pós-resgate. Os participantes foram orientados sobre a atuação do MPT, medidas preventivas e repressivas, além do acolhimento, reversão das vulnerabilidades e reinserção qualitativa das vítimas no mercado de trabalho.
A capacitação foi realizada pela procuradora do MPT Marcela Dória, que ressaltou a importância da iniciativa para garantir plena cidadania às vítimas da escravidão. "Momentos como este são de extrema importância no combate ao trabalho escravo, seja pela articulação com os atores sociais locais, seja pela troca de conhecimento e experiência, em especial no acolhimento das vítimas no pós-resgate, garantindo o pleno exercício da cidadania desses trabalhadores e evitando, assim, que eles voltem a ser vítimas da exploração causada pela escravidão contemporânea", disse.
A partir das capacitações, o objetivo é que os profissionais realizem o direcionamento do trabalhador resgatado e de sua família para programas sociais, Previdência Social, atendimento à saúde, educação e apoio à inclusão no trabalho digno, além de buscar espaços para o abrigamento e atendimento psicossocial desses trabalhadores.
A atuação faz parte do Projeto Estratégico de Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea (PRECAV), uma iniciativa nacional do MPT. As capacitações também já foram realizadas nos municípios de Arapiraca, Penedo, Roteiro e União dos Palmares.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior