» Sociedade

Anac suspende operações da Voepass por irregularidades na gestão de segurança

Decisão cautelar ocorre após a empresa não corrigir irregularidades identificadas em fiscalizações anteriores

Anac suspende operações da Voepass por irregularidades na gestão de segurança - Fotos: Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender, em caráter cautelar, as operações da Voepass a partir desta terça-feira (11/3), devido a irregularidades nos sistemas de gestão da companhia. A suspensão permanecerá em vigor até que a empresa comprove a correção das falhas identificadas, conforme os regulamentos de segurança da aviação.

A decisão segue uma série de fiscalizações realizadas pela Anac, que apontaram a incapacidade da Voepass em resolver as não conformidades após o acidente aéreo ocorrido em agosto de 2024, em Vinhedo (SP). Desde então, a Anac vinha realizando uma operação assistida de fiscalização nas bases operacionais e de manutenção da empresa, com o intuito de garantir que os padrões de segurança necessários fossem cumpridos.

De acordo com a Anac, a Voepass não conseguiu atender às exigências feitas, como a redução da malha aérea e a ampliação do tempo de manutenção das aeronaves, além de não cumprir com o plano de ações corretivas estipulado pela agência. A falta de efetividade nas medidas e a reincidência de falhas levaram à suspensão das atividades da empresa, que atualmente opera com seis aeronaves em 15 localidades para voos comerciais e dois destinos com contratos de fretamento.

Passageiros afetados pelo cancelamento de voos devem procurar a Voepass ou a agência de viagens responsável pela venda dos bilhetes para solicitar reembolso ou reacomodação em outros voos. A medida visa assegurar a segurança operacional até que a Voepass comprove a adequação de suas condições de operação, conforme exigido pelas normas vigentes.

A Anac continuará acompanhando o caso e só permitirá a retomada das atividades da Voepass quando a empresa demonstrar estar em conformidade com os requisitos de segurança exigidos pela agência reguladora.