» Sociedade
Policial militar é absolvido em júri popular por morte de educador físico em União dos Palmares
Cabo Júnior foi acusado de ser o mandante do crime ocorrido em 2017, mas Conselho de Sentença reconheceu ausência de provas para condenação
O policial militar Cícero Vasconcelos de Lima Júnior, conhecido como “cabo Júnior”, foi absolvido nesta segunda-feira (28/4) da acusação de ter mandado matar o educador físico Luan Douglas dos Santos Porto, em crime ocorrido há sete anos em União dos Palmares. O julgamento aconteceu no Fórum do Barro Duro, em Maceió, e terminou com a maioria dos jurados entendendo que não havia provas suficientes para condenar o réu.
A sessão foi presidida pelo juiz José Eduardo Nobre Carlos, titular da 8ª Vara Criminal da Capital. Com a decisão do Conselho de Sentença, o cabo Júnior foi inocentado com base no artigo 386, inciso V, do Código de Processo Penal, que trata da falta de elementos que comprovem a autoria do crime.
Douglas, que atuava como professor de educação física e coordenador de projetos sociais, foi morto a tiros no dia 18 de abril de 2017, em frente à sua casa. Segundo o Ministério Público de Alagoas (MPAL), ele foi alvejado com ao menos seis disparos de pistola calibre .380. O crime chocou a população local e teve grande repercussão na época.
As investigações apontaram que o crime teve motivação passional, já que Luan teria se envolvido com a ex-namorada do policial, o que teria provocado ciúmes. Cícero Júnior foi preso preventivamente ainda em 2017 e passou mais de cinco anos recluso no Presídio Militar, sendo libertado apenas em 2023.
O MP também vinculou o réu a um suposto grupo de extermínio com atuação em União dos Palmares e apresentou a acusação de autoria intelectual do homicídio. O caso chegou a ser associado a integrantes do antigo grupo conhecido como “Ninjas”, investigado por dezenas de assassinatos na região entre os anos 1990 e 2000.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior