» Política
Atendendo orientações de Neno, vereadores da Laje votam contra professores e causam revolta
Categoria denuncia votação às escondidas e alteração de projeto que reduziria quase pela metade os valores destinados à educação
Professores da rede municipal de ensino de São José da Laje denunciaram a aprovação, por parte de vereadores, de uma proposta que reduz drasticamente o valor a ser pago aos profissionais da educação com recursos dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
A votação, segundo os educadores, ocorreu sem consulta à categoria e de maneira oculta, supostamente seguindo orientação do ex-prefeito Neno da Laje. "Sabe onde está sendo a sessão? Lá em cima, porque estão escondidos votando escondido dos professores", afirmou uma professora.
De acordo com a denúncia, o projeto original previa a divisão de 60% dos recursos para os professores e 40% para a manutenção da educação, conforme diretrizes do antigo Fundef. No entanto, a proposta foi modificada, reduzindo os valores destinados aos profissionais para cerca de R$ 6 milhões, metade do que seria devido.
Na votação, foram favoráveis ao projeto original os vereadores Hugo Valença (PP), Jeferson Machado Filho de Dão (PP), Dedel Locações (PL) e Bruno Brito (PP). Já os parlamentares Marcos Diniz Boiadeiro (PP), Júnior Urubinha (PP), Ricardo Claudino (MDB), Marcos do Hospital (MDB) e Quitéria Fonsêca (MDB) votaram contra os professores, conforme apontado por representantes da categoria.
"A realidade de alguns políticos de São José da Laje: na época de eleição, somos as pessoas mais importantes. É aperto de mão, abraços e, às vezes, até beijo no rosto. Alguns têm nojo, mas fazem. Agora vem a outra face — na hora de ser fiscalizador, de representar o povo, não fazem. É desumano, desrespeitoso e uma falta de justiça com a classe dos professores", disse outra profissional.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior