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Remoção de ônibus acidentado na Serra da Barriga deve ser concluída até 21 de junho

Prefeitura informou que uma empresa já foi contratada e prepara equipamento específico para a remoção do veículo

Remoção de ônibus acidentado na Serra da Barriga deve ser concluída até 21 de junho - Fotos: Gustavo Lopes/O Alagoano

Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (4/6), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) informou que a Prefeitura de União dos Palmares tem até o dia 21 de junho para concluir a retirada do ônibus envolvido no acidente ocorrido na Serra da Barriga, em novembro de 2024. A remoção é considerada essencial para a realização de perícia técnica que deve contribuir com a apuração das responsabilidades.

O veículo, que transportava passageiros em situação irregular, permanece no local do acidente desde a tragédia que deixou 20 mortos e 28 feridos. A promotora de Justiça Jheise Gama, titular da 2ª Promotoria de União, destacou que uma ação judicial já foi movida pelo MP para obrigar o Estado e o Município a realizarem a retirada, sob pena de multa diária.

Segundo a promotora, o Estado permanece omisso e já acumula uma multa de R$ 5 mil por dia. Já o Município apresentou justificativa e recebeu um prazo de 30 dias para contratar uma empresa especializada para a remoção do ônibus, o que já foi feito. O procurador-geral do Município, Alan Belarmino, confirmou que a empresa está em fase de aquisição de um cabo especial necessário para o processo.

Jheise reiterou que o Ministério Público seguirá monitorando de perto o cumprimento do prazo. “Foi importante ouvir as vítimas e seus familiares, elas puderam esclarecer como está sua situação e quais são as principais demandas. Vamos auxiliar, no que for de competência do MPAL, para que elas sejam atendidas”, afirmou.