» Sociedade
Saúde orienta para cuidados com a leptospirose durante o período chuvoso
Chuvas e alagamentos favorecem surgimento de enfermidades, devido ao contato com a água contaminada
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), está intensificando as orientações à população sobre os cuidados com a leptospirose, especialmente durante o período chuvoso, que se estende até agosto.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, transmitida principalmente pela urina de animais infectados — com destaque para os roedores, principais vetores em áreas urbanas. Em 2024, foram registrados 25 casos confirmados da doença e cinco óbitos. Em 2025, até o momento, há um caso registrado e nenhum óbito na capital.
A Vigilância em Saúde orienta que, ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dores musculares — especialmente nas panturrilhas — e tendo histórico recente de contato com água de enchentes, lama, fossas, esgoto, lixo ou entulho, o cidadão deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. A coleta de exames é essencial para o diagnóstico e encerramento adequado dos casos, já que os sintomas iniciais são inespecíficos.
As unidades de saúde de Maceió estão preparadas para atender e realizar os encaminhamentos necessários. Os profissionais de saúde são capacitados para diagnosticar a doença em tempo oportuno e iniciar o tratamento adequado, reduzindo assim o risco de complicações e óbitos.
Claudia Rodarte, técnica da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, reforça os principais cuidados. “Mantenha sua casa limpa, livre de objetos que atraem roedores. Armazene corretamente os alimentos, mantenha lixeiras fechadas e evite deixar sobras de ração de animais expostas. Em caso de enchentes ou alagamentos, evite o contato com a água contaminada sem o uso adequado de equipamentos de proteção individual. E ao sentir os sintomas, procure assistência médica e informe sobre a possível exposição à doença”, alerta.
Canal de atendimento
Em caso de presença de roedores em casa ou no entorno, a população pode solicitar uma inspeção da equipe de controle de vetores pelo telefone (82) 3312-5495.
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ELEIÇÕES 2026
Coronel Ivon acelera articulação e mira eleições legislativas com expansão estadual do PRD
-
3
ECONOMIA
Reforma tributária não vai elevar aluguéis e reduz impostos para a maioria dos locadores
-
4
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)
-
5
POLÍCIA
Corpo de homem é localizado às margens da BR-104 em Branquinha