» Política
Bolsonaro chama de “malucos” os que defendem intervenção militar em depoimento no STF
Durante interrogatório no STF, ex-presidente afirmou que não estimulou manifestações antidemocráticas

Durante interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (10/6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou ter incentivado atos antidemocráticos relacionados ao dia 8 de janeiro de 2023. Ele declarou que “não tem nada meu ali, estimulando aquela baderna que nós repudiamos”.
Ao responder perguntas no processo que apura tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro afirmou que não colaborou com manifestações ilegais e que permaneceu recluso no Palácio da Alvorada após as eleições. Ele também disse ter feito uma live antes de viajar aos Estados Unidos, na qual afirmou que não desejava confronto.
Sobre os atos realizados por apoiadores nas frentes de quartéis e os pedidos por intervenção militar, Bolsonaro afirmou: “Tem os malucos que ficam com essa ideia de AI-5, de intervenção militar das Forças Armadas... que os chefes das Forças Armadas jamais iam embarcar nessa só porque o pessoal estava pedindo ali”.
Segundo ele, havia pessoas entre os manifestantes que pediam por medidas como o AI-5 sem sequer saber do que se tratava. “Quantas vezes eu orientava o pessoal que chegava, em movimentos nossos pelo Brasil, eu chegava para quem estava com a placa do AI-5. Questionava: ‘O que é AI-5’. Eles nem sabiam o que era isso.”
Durante o interrogatório, Bolsonaro afirmou que não incentivou nenhum tipo de protesto. “Não teve estímulo da minha parte a fazer nada de errado. Obviamente, perdi a eleição, não convoquei ninguém pra fazer protestos, fazer qualquer coisa ilegal ou até mesmo legal.”
Questionado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre os acampamentos, Bolsonaro afirmou que, ao invés de intervir, deixou os manifestantes se expressarem: “O que nós poderíamos fazer, uma intervenção muito forte. Se nós desmobilizássemos aquilo, poderia o pessoal ir na região aqui da Praça dos Três Poderes, o que é pior ainda. [É melhor] ficar lá, afastado.”
O ex-presidente também destacou que gravou um vídeo pedindo a desobstrução das vias. “Se eu almejasse um caos no Brasil, era só ficar quieto”, declarou.
» MAIS LIDAS
-
1
CATEGORIA CRITICA
Rodoviários de Alagoas exigem renovação no SINTTRO após gestão frustrante de Sandro Reges
-
2
Sortudo
Aposta de Maceió acerta na Mega-Sena e leva bolada: saiba detalhes
-
3
TJAL discute com movimentos sociais regularização de terras das usinas Laginha e Guaxuma
-
4
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
5
EM PROTESTO
Movimentos sociais se mobilizam em cartório de Branquinha por acesso a documentos sobre terras da Usina Laginha